top of page
  • Gabriela Lima Caixeta e Letícia Batista Rocha

Feira da Bolívia

A Feira da Bolívia foi criada em 2005, de forma pequena e que foi crescendo ao decorrer dos anos, recebendo mais de 6 mil visitantes a cada edição. Ela é considerada o maior evento multicultural da região, tendo em vista que reune a cultura de diversos países em um único lugar, e é organizada a cada segundo domingo do mês, por uma equipe composta de bolivianos e brasileiros, unindo as duas comunidades em prol da cidadania, da cultura e da arte. Ademais, a feira surgiu em comemoração a Independência da Bolívia e, atualmente, tem como objetivo principal unificar diversas culturas, principalmente a boliviana, por meio de apresentações culturais, comidas típicas, artesanato, entre outros meios.






Com isso, vale ressaltar que a importância da feira é essencial, já que “sem arte a gente não vive'', como dito pelo José Geraldo, conhecido como Zé Geral, programador e diretor musical da Feira da Bolívia, que foi entrevistado pela bolsista Gabriela Lima Caixeta de Deus, do Programa Cidadania Viva, durante a feira. E, através da arte e da cidadania são realizadas as atividades culturais no Sarau da Praça Bolívia, onde diversos artistas regionais já se apresentaram no palco da feira, de forma voluntária, como Paulo Simões, Lia Mayo, Simona, entre outros ícones sul-mato-grossenses. E, não apenas da música se vive a arte, porque o evento também conta com pequenos números de teatro, recitação de poemas e apresentações de danças. Por conta disso, é possível encontrar todos os tipos de manifestações artísticas que se pode imaginar.





Aliás, a feira também é muito voltada para a gastronomia, reunindo comidas típicas regionais, bolivianas e de diversos outros lugares do mundo, todos unidos em um único lugar, provocando uma grande e rica diversidade cultural, levando em consideração que, atualmente, a feira conta com mais de 200 expositores. Inclusive, uma curiosidade muito interessante, é que antigamente a praça era conhecida como “Nova Ipanema”, porém, logo após a criação da feira, a mesma recebeu o nome de "Praça da República da Bolívia”.



Onde acontece a Feira da Bolívia:



56 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page