top of page
  • Geovanna Schiavi

Campo Grande: Onde Tudo Começou

Há muitas belezas em Campo Grande que renderiam ótimos cenários para filmes. O museu José Antônio Pereira é um deles: com sua graminha verde, árvores centenárias e as mais diversas plantas do nosso bioma adornando a antiga casinha dos Pereiras, nos arredores da avenida Guaicurus, diversos turistas se encantam com o local.




Ele conta a história dos primeiros desbravadores de Campo Grande, corajosos mineiros que, atraídos pelas promessas de prosperidade à Oeste, vieram em uma caravana em meados do século XIX. Quando passaram pela região da atual cidade morena, aos arredores do córrego Bálsamo decidiram se instalar aqui. José Antônio Pereira então trouxe sua família em 1875 e mais uma caravana, montaram sua residência de chão batido, paredes com cipó e iniciaram a história.





A casa ficou sendo a sede da fazenda que abrangia grande parte da cidade e foi nomeada fazenda Bálsamo, em homenagem ao rio de mesmo nome. Ao contrário do que se imagina, quando eles chegaram, a região já era habitada por algumas comunidades quilombolas, indígenas, mas a organização da terra enquanto cidade começou com a vinda dos Pereiras. A neta de José Antônio Pereira, após o falecimento do mesmo e do seu filho, Luiz Antônio Pereira, decidiu doar a casa para o patrimônio cultural e turístico da cidade e hoje, se configura como parada obrigatória para os turistas e os campo-grandenses, orgulhosos de sua história.



O local é um marco de uma das primeiras moradias de Campo Grande, que, nesse último mês de Agosto, completou 123 anos de existência!


Como chegar lá:





50 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Unknown member
Sep 08, 2022

Sensacional, parabéns. A história de Campo Grande é belíssima e muito rica em diversidade e cores. Parabéns por esse artigo que enriquece cada vez mais nosso conhecimento sobre nossa capital, nossa linda e bela cidade Morena.

Like
bottom of page