Outubro Rosa
- Monique Oliveira
- 3 de out. de 2022
- 1 min de leitura

No mês de outubro é celebrado o Outubro Rosa, campanha de conscientização que tem o foco de alertar a população a respeito do diagnóstico precoce do câncer de mama. Nesse mês, há uma mobilização mundial em prol da saúde, onde as mulheres são encorajadas e orientadas a realizarem os devidos exames de prevenção ao câncer.
O movimento surge no ano de 1990, em Nova York, em um evento de arrecadação de fundos - denominado Corrida pela Cura - da instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation. A campanha chega no Brasil em 2002, na cidade de São Paulo.
O medo é um obstáculo no combate ao câncer de mama. Por medo de acabar perdendo os seios, muitas mulheres acabam atrasando a ida à um médico para realizar o diagnóstico. No entanto, esse atraso acaba agravando o estado da doença.
É imprescindível que a mamografia seja realizada - já que é o principal método de detectação da doença - o mais rápido possível em mulheres na faixa etária dos 50 à 69 anos, justamente por ser uma doença assintomática. No entanto, não é a única forma de rastreamento da doença. É necessário que a mulher, a partir dos 20 anos, realize o autoexame, sempre em alerta caso haja regiões mais densas ou caroços em seus seios. O ideal é realizar o autoexame 7 dias após o início da menstruação, ou, se estiver na menopausa, escolher um dia fixo no mês.
Referências:
https:///assuntos/outubro-rosa
https:///noticias/confira-recomendacoes-do-ministerio-da-saude-para-o-rastreamento-do-cancer-de-mama
Comments