top of page
  • Joice Carvalho

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Acredita-se que desde meados de 1800 as atividades realizadas pelos seres humanos veem impactando nas mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás.

As consequências das mudanças climáticas agora incluem, entre outras, secas intensas, escassez de água, incêndios severos, aumento do nível do mar, inundações, derretimento do gelo polar, tempestades catastróficas e declínio da biodiversidade.

Além disso, a ODS 13, ação contra a mudança global do clima, visa à importância à resiliência e à capacidade de adaptação dos agrupamentos humanos frente aos riscos associados ao clima e às catástrofes naturais. No entanto, o foco central é combater a mudança climática e seus impactos. Trata-se de meta que exigirá investimentos em conscientização, sensibilização, formação e educação.


Logo, uma curiosidade relatada pela ativista brasileira Paloma Costa, cientistas na Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá cortaram o metano liberado pelas vacas usando rações diferentes para o gado. E uma vez que o gado é uma das maiores fontes de metano.

E se o agricultor preserva o solo, mantendo a cobertura arbórea e reduzindo o cultivo, mantém o carbono no solo. Em algumas partes do Brasil, os agricultores fizeram isso.

Outrossim, a agricultura contribui com mais de um quarto das emissões de gases de efeito estufa. Assim, estudos apontam que podem reduzir um terço das emissões de gases de efeito estufa baseado nas soluções da natureza.


Desse modo, nossa grande missão é conscientizar sobre as consequências e agravantes das mudanças climáticas.


5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page