top of page
  • Letícia Rocha

Dia da Escola

O dia da Escola (15/03) é a data comemorativa para que, nossa sociedade como um todo, possa relembrar e reforçar o importante papel que as escolas têm no desenvolvimento humano, principalmente por ser um direito fundamental, e universal. A comemoração, por muitas vezes, acaba sendo feita, quase sempre, apenas dentro dos ambientes escolares de ensino infantil, como forma de fortalecer sua importância para aquelas pessoas no início da vida. Entretanto, a instituição, por ser um local de socialização de todos os indivíduos, a promoção de diversidade e de educação, em minha opinião, deveria ser tratado e comemorado em todos os espaços educativos, e principalmente fomentado em redes midiáticas.



É importante também lembrar que, para além da educação iniciada no período da infância, o ensino para jovens e adultos é tão necessário para formação escolar de indivíduos que, por alguma razão, não tiveram a oportunidade de completar o ensino quando nas fases iniciais do desenvolvimento. O EJA (nomenclatura usada para instituições específicas de educação para jovens e adultos), de modo geral, abrange pessoas de a partir dos 18 anos que buscam completar os estudos iniciados na escola.


A taxa de analfabetismo no Brasil reflete, então, as desigualdades nas regiões do país. Uma pessoa é considerada analfabeta quando é incapaz de ler e escrever; aquelas que conseguem, porém não são capazes de interpretar textos, ou realizar operações básicas de matemática, são chamados de analfabetos funcionais. A escola é um lugar que oferece oportunidades para que os indivíduos possam enfrentar as desigualdades com eficácia, reforçando a importância, para nós do Cidadania Viva, do cumprimento dos ODS 4 e 10, determinados pela Agenda 2030.


O ODS 10, objetivo para a redução de desigualdades, de modo geral, é um objetivo alcançado de maneira secundária, pois o resultado da educação como direito de todos reduz as desigualdades, consequentemente, promovendo um ambiente inclusivo, seguro, e também garante possibilidades que progressivamente diminuem a taxa de analfabetismo.


Logo, o ODS 4, objetivo focado diretamente em mudanças na educação, assegura uma educação inclusiva, equitativa e de qualidade, criando oportunidades de aprendizagem ao longo de toda a vida do indivíduo. Com finalidade de: garantir de que todas as crianças, independente do gênero e raça, tenham acesso a um ensino de qualidade e ao desenvolvimento eficaz na primeira infância; eliminar as disparidades em todos os níveis da educação, incluindo pessoas com deficiências, povos indígenas e pessoas em situações de vulnerabilidade; aumentar substancialmente a qualificação dos profissionais e meios para ingressar nas escolas, e programas de aprendizagem e formação técnica; e garantir a construção de instalações físicas em prol de ambientes inclusivos, com segurança e eficiente para todos, sem exceções.




2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page