top of page
  • Sarah Borges

Dia Mundial do Rim


O Dia Mundial do Rim é um evento anual, criado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (SIN), e neste ano (2023) está programado para o dia 09 de março. Seu objetivo principal é disseminar informações necessárias sobre a importância do cuidar na saúde renal (prevenção, diagnostico, tratamento, etc.) para a população em geral.

Segundo o Ministério da Saúde, estima-se que atualmente no mundo 850 milhões de pessoas possuem algum tipo de problema renal, decorrente de várias causas. A sua mortalidade presume 2,4 milhões por ano. No Brasil, esta taxa chega a mais de dez milhões de pessoas que possuem alguma doença renal.



As funções dos Rins são: limpar todas as impurezas e toxinas do corpo; regular a água e manter o equilíbrio das substâncias minerais do corpo (sódio, potássio e fósforo); liberar hormônios para manter a pressão arterial e regular a produção de células vermelhas no sangue; ativar a vitamina D, que mantém a estrutura dos ossos.

As Doenças Renais Crônicos (DRC) é um termo designado que afetam a estrutura quanto a função renal, com múltiplas causas e múltiplos fatores de risco. Os mais diagnosticados são: cálculos, infecções, cistos, câncer, insuficiência, etc.

Os principais fatores de risco para as doenças renais crônicas são: diabetes (tipos 1 e 2); hipertensão (> 140/90 mmHg); obesos (IMC > 130 Kg/m2); histórico com problemas no coração; histórico familiar com a mesma doença; tabagismo.

A diabetes e a hipertensão são doenças que devem ser controladas ou evitadas, pois, são elas que causam prejuízos aos rins.

Uma das funções dos rins é manter o controle da pressão arterial, quando não funciona adequadamente há alterações nos níveis de pressão, causando a sobrecarga. Já a diabetes podem danificar os vasos sanguíneos dos rins, interferindo no funcionamento, resultando o não funcionamento da filtragem do sangue.


A Insuficiência Renal é a doença mais diagnosticada atualmente, grande parte das pessoas deixam de se alimentar bem, beber água suficiente, praticar atividades físicas adequadamente, sucedendo uma sobrecarga nos rins e impossibilitando de realizar suas atividades normais.

O sintoma é considerado uma progressão lenta, permitindo que o organismo se adapte à diminuição da função renal. Por isso, muitas vezes, a doença não manifesta sintomas até que haja um comprometimento grave dos rins, com perca de 90% de sua função. Seus sinais são: aumento do volume e alteração na cor da urina; cansaço; dificuldade para se concentrar; diminuição de apetite; sangue e espuma na urina; incomodo ao urinar; inchaços no tornozelo, olhos e pés; dor lombar; anemia; fraqueza; enjoos e vômitos; alteração na pressão arterial.

O diagnóstico para uma DRC é através de exames de urina e sangue. O primeiro identifica a presença de uma proteína chamada albumina na urina, e o exame de sangue verifica a presença de outra substância que é creatinina.

Não há cura para a doença renal crônico, o tratamento pode levar o retardamento ou a interrupção da progressão impedindo o desenvolvimento de outras condições graves. A insuficiência renal pode ser tratada com medicamentos e controle da dieta. Nos casos mais extremos pode ser necessária a realização de diálise ou transplante renal, como terapêutica definitiva de substituição da função renal.

A prevenção é evitar o desenvolvimento da hipertensão arterial e dos diabetes, para aqueles que já possuem realizar o controle conforme a orientação médica.

Alguns métodos são conhecidos entre as pessoas, praticar atividades físicas regularmente, consumir alimentos balanceados (baixa ingestão de sódio e açúcar), não fumar, consumo de bebidas alcoólicas de forma moderada, monitorar os níveis sanguíneos, evitar o uso de medicamentos sem orientação médica.


O SUS (Sistema Único de Saúde), através das Unidades Básicas, ofertam uma equipe multidisciplinar capacitados para realizar orientações, diagnósticos, tratamentos, prevenção de forma adequada, é uma porta de entrada muito importante para a sociedade porque dela é que tem o primeiro contato com o usuário, acolhendo as informações necessárias, realizando exames e encaminhando para outras especialidades médicas, caso haja necessidade e tudo gratuito.



Referências:


Insuficiência renal crônica. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde, 2011. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/insuficiencia-renal-cronica/#:~:text=Insufici%C3%AAncia%20renal%20%C3%A9%20a%20condi%C3%A7%C3%A3o,%C3%A9%20lenta%2C%20progressiva%20e%20irrevers%C3%ADvel.>. Acesso em: 07 de março de 23.

Doenças Renais Crônicas. Ministério da Saúde. Disponível em: <https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/drc>. Acesso em: 07 de março de 23.

12/03: Dia Mundial do Rim. Ministério da Saúde. Biblioteca Virtual em Saúde. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/12-3-dia-mundial-do-rim/#:~:text=Estima%2Dse%20que%20haja%20atualmente,de%20pessoas%20tenham%20a%20doen%C3%A7a.>. Acesso em: 07 de março de 23.

Dia Mundial do Rim deste ano terá como tema “Saúde dos rins para todos”. Prefeitura de Botucatu, 2020. Disponível em: <https://www.botucatu.sp.gov.br/portal/noticias/0/3/22415/dia-mundial-do-rim-deste-ano-tera-como-tema-saude-dos-rins-para-todos>. Acessado em: 07 de março de 23.

Campanha de Prevenção da Doença Renal. Pró Renal. Disponível em: <http://www.diamundialdorim.org.br/>. Acessado em: 07 de março de 23.

Dia Mundial do Rim 2023: Conscientizar sobre teste de creatinina e crise da diálise é meta do Brasil. Portal Hospitais Brasil, 2023. Disponível em: <https://portalhospitaisbrasil.com.br/dia-mundial-do-rim-2023-conscientizar-sobre-teste-de-creatinina-e-crise-da-dialise-e-meta-do-brasil/]>. Acessado em: 07 de março de 23.

Dia Mundial do Rim. Sociedade Brasileira de Nefrologia, 2023. Disponível em: <https://www.sbn.org.br/dia-mundial-do-rim/dia-mundial-do-rim-2023/>. Acessado em: 07 de março de 23.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page