top of page

Dia Internacional da Educação

  • Joice Carvalho
  • 23 de jan. de 2023
  • 1 min de leitura

 O dia foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e comemorou-se pela primeira vez em 2019. 


 24 de janeiro veio para lembrar-se do papel da educação para a paz e o desenvolvimento. 


 No Brasil, os primeiros educadores foram padres jesuítas que chegaram aproximadamente no ano de 1549. A educação chegou com intuito de catequizar os povos nativos e propagar a fé cristã no novo território do reinado português. Na época, a educação era restrita às crianças do sexo masculino. Após esse tempo, ter direito à educação era exclusiva para aqueles com boas condições financeiras.  


 Devido à importância da educação, a ONU incluiu como um de seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Isso porque a organização entende que a educação tem, de fato, um papel no combate à pobreza e que ela é fundamental para garantir a proteção do meio ambiente, além da paz e prosperidade entre as pessoas.


 Vale lembrar que temos a ODS 4 que se refere a esse assunto e vem com intuito de assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos. Logo, essa ODS é essencial para esse dia. 


No Programa Cidadania Viva, já foi vivenciado vários exemplos da transmissão da educação. A orientadora Suéller ensinou aos bolsistas sobre produção midiática e educomunicação. E com isso também os próprios participantes do programa promoveram rodas de conversa para que houvesse trocas de experiências e conhecimento.


 Foto: Suéller Costa e Bolsistas do Cidadania Viva


Assim, de acordo com Paulo Freire, educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.

Comments


bottom of page