top of page
  • Gabriela Lima Caixeta

As Artes do MS no 1º dia de Campão Cultural 2022

O samba agitou a capital do Mato Grosso do Sul no 1º dia de Campão Cultural deste ano. Parte das atividades estão acontecendo na Esplanada Ferroviária, Avenida Calógeras, nº 5045 - próximo a Feira Central - do dia 8 ao dia 15 de Outubro de 2022.


O Campão Cultural trouxe para Campo Grande diversos artistas do Estado, podemos encontrar uma riqueza de arte indígena, livros, artesanato, esculturas, quadros e gastronomia. Nos stands era possível encontrar livros infanto-juvenis que tratam sobre a história, cultura e sociedade sul-mato-grossense.


[Descrição da Imagem]: Stand de Livros Literatura de MS, por dentro estão as duas prateleiras com livros coloridos, algumas cadeiras e mesas pelos dois cantos do stand, pessoas sentadas e andando. Voltado para o lado de fora do stand tem uma bandeira do Mato Grosso do Sul e um banner com a capa dos livros


O Campão deste ano provoca o visitante a participar das oficinas de dança, artesanato, origami, estamparia, história, cinema, escultura, dentre tantas outras. Estas oficinas ajudam a fomentar a interação com a cultura e promovem acesso à cidadania direcionada pelos artistas do estado. Alguns artistas fizeram a exposição das suas obras no evento, foi o caso de Ryam Paès, artista audiovisual que nos contou um pouco sobre processo de produção da sua arte e como ela dialoga com as suas raízes no Mato Grosso do Sul


[Ryam Paès]: Eu sou artista visual, tenho 20 anos e sou Sul-Matogrossense. A minha linha artística sempre parte de uma pergunta, uma indagação, dessa provocação de responder algo. Então eu voltei esse olhar para mim mesmo para perguntar “quem sou eu?” “onde eu tô?” “qual é o espaço que me rodeia” então “o que é ser um pantaneiro?” “qual é a minha ancestralidade?”, então to nessa busca, nesse anseio e eu expresso essa pergunta na minha produção artística.


[Descrição da Imagem]: Ryam Paès está à esquerda, de perfil, veste blusa preta e bermuda marrom, ao fundo uma tela colorida.


[Ryam Paès]: Eu não acredito que a obra de arte se basta, ela não nasce do nada, ela só existe quando entra em contato com outras pessoas. Então um evento que promove circulação de pessoas e vai colocar pessoas de todos os cantos com contato com essa arte pantaneira, essa arte sul-mato-grossense vai construir essa ponte tão sensível e fundamental para o meu trabalho.


Além das intervenções das artes visuais, no palco do Campão o grupo Top Samba estreou a programação musical, o evento foi sucedido com o show do cantor Péricles e contou com uma plateia bastante empolgada. Matheus Leony - bolsista do Programa Cidadania Viva - além de assistir ao show, foi recebido por Péricles no Camarim para entregar uma obra autoral:


[Matheus Leony]:“ Para mim é um sonho porque eu cresci escutando as músicas do Péricles, sempre fui muito fã dele e poder entregar essa arte para ele é uma oportunidade muito única, estou muito feliz de verdade”


[Descrição da Imagem]: Na foto estão Matheus e Péricles sorrindo, o cantor seguraa obra de Matheus. Na arte está representado um musicista negro de cavanhaque e sorriso meia lua. O personagem veste uma blusa colorida, chapéu amarelo e está tocando


Em outras oportunidades o artista sul-mato-grossense já conseguiu que suas obras fossem entregues para importantes rappers da cena nacional como DJonga e FBC. Desta vez, ele demonstrou muita emoção depois do encontro com o cantor Péricles:


[Matheus Leony]: “Ele disse que curtiu muito a arte, achou muito interessante e ainda pelo fato da minha idade, por já estar na correria, de correr atrás de tentar fazer esses movimentos culturais de entregar as artes, ele falou que admira muito isso”


Para consultar a programação completa com as atividades, horários e locais que estão acontecendo no Campão Cultural acesse o site: https://festivalcampaocultural.ms.gov.br/

19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page