top of page
  • Isabela Rodrigues

A Minha Flecha é a Minha Caneta

O Programa Cidadania Viva recebeu no dia 8 de dezembro o professor e pedagogo Rafael Antônio, da etnia Terena, que atua na aldeia do município Dois Irmãos do Buriti (MS). O tema central do debate e da roda de conversa foi a educação escolar indígena concomitante à preservação do meio ambiente no território. A iniciativa do evento foi dos monitores sociais Andrey Pinto, Adenailson Cândido e Suelver Barros.


Fonte: Mariana Rezende Fragoso


A roda foi extremamente produtiva, com a presença de diversos monitores. Eles fizeram questões e perguntas sobre demarcação de terras, danças e festividades típicas, políticas públicas e afins. Além disso, os participantes relacionaram os assuntos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 com educação de qualidade, 8 sobre promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo e trabalho decente para todos e 15 para proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade.


Fonte: ONU


A minha experiência com a roda de conversa foi proveitosa e cheia de aprendizados. Eu aprendi muito mais sobre a cultura escolar e social dos indígenas. Inclusive, eu pude integrar conhecimentos sobre a Aldeia Urbana Darcy Ribeiro – localizada no bairro Jardim Noroeste – e a questão de os estudantes sofrerem preconceitos por serem indígenas. O professor também explicou sobre a celebração da missa sertaneja a São Sebastião. Outro assunto de suma importância abordado foi a preservação cultural dos Terenas. Segundo o professor, ele tenta articular suas aulas com metodologias chamativas para que os estudantes sintam orgulho de sua cultura e se sintam motivados para estudar. Como bem disse o pedagogo, “A minha flecha hoje é a minha caneta”. Ou seja, somente através da educação é possível construir um mundo mais justo para os povos originários.


Foto: Isabela Rodrigues

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Коментарі


bottom of page