top of page
  • Luisa Almeida

A IMPORTÂNCIA DA RECICLAGEM

Você sabia que de todo o lixo produzido no Brasil, apenas 3% é reciclado? O lixo plástico coloca o país no top cinco países que menos recicla no mundo, podendo ser observado que a minoria da população, ou não sabe que existe uma coleta seletiva, ou não possui em sua cidade. Qual é, então, a importância da reciclagem? Bom, conforme a sociedade evolui, a tecnologia e os meios de produção vão produzindo cada vez mais lixo, este sendo descartado, na grande maioria das vezes, de forma inadequada. A reciclagem é um processo então de reaproveitamento deste lixo para diminuir esse descarte inadequado. Fora isso, o uso exacerbado dos recursos naturais (que produzem esse lixo) acaba diminuindo também.



O primeiro passo para que possamos realizar a reciclagem de maneira conscientizada é compreender a coleta seletiva; esta separa o lixo entre os materiais como: metal, papel, orgânico, vidro, plástico (e em alguns locais como hospitais separa-se materiais radioativos e resíduos deste serviço de saúde). Essa separação ajuda na diminuição de produção de lixo, no entanto ela sozinha não é suficiente para uma melhora do problema que é essa produção exagerada.


Para que nós melhoremos este aspecto é necessário que se utilize os 5Rs: repensar, reduzir, recusar, reutilizar e reciclar. Desta maneira nós preservamos a natureza, reduzimos o uso de recursos naturais limitados, reutilizamos do lixo para produzir materiais novos e melhoramos a qualidade de vida da população.


Em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, A CG SOLURB Soluções Ambientais - SPE Ltda. é a concessionária responsável pela gestão do manejo de materiais descartados e a limpeza urbana geral, assim contribuindo para o desenvolvimento socio econômico da população. A empresa procura gerenciar, por meio de métodos seguros e eficiente, manejam o ciclo vital de todo o lixo, e de maneira integrada conciliam com a proteção do meio ambiente.


Este são alguns dos serviços específicos os quais eles prestam:

· Coleta e Transporte de Resíduos Sólidos Domiciliares e Comerciais, na área urbana e nos distritos de Anhanduí e Rochedinho.

· Coleta, Transporte dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde.

· Tratamento e Disposição Final dos Resíduos Sólidos dos Serviços de Saúde.

· Varrição de vias e logradouros públicos.

· Pintura de meio-fio.

· Limpeza, Lavagem e Desinfecção de vias após feiras livres.

· Capina, Roçada e Raspagem de passeios, guias, sarjetas, vias e logradouros públicos.

· Limpeza Manual de bocas de lobo.

· Coleta e Transporte de Materiais Recicláveis - Coleta Seletiva.

· Operação e Manutenção de Crematório de carcaças de animais de pequeno porte.

· Coleta, Transporte e Destinação Ambientalmente Adequada de Resíduos da Construção Civil - inertes.

· Coordenação de Unidade de Triagem de Resíduos.

· Operação e Manutenção do Aterro Sanitário.

· Desenvolvimento do Programa de Educação Ambiental.

· Gerenciamento de EcoPontos.


A coleta seletiva de resíduos recicláveis e não recicláveis, em Campo Grande, a prática é dividida em duas modalidades: o serviço de porta em porta (domiciliar), e em locais específicos para essa coleta, de maneira voluntária. O serviço domiciliar funciona como a coleta tradicional, apenas em horários e dias diferentes para que ambos não se encontrem.


Figura 1: O mapa acima informa como é feita a divisão da coleta seletiva no município de Campo Grande.


Figura 2: O mapa acima informa os locais de entrega voluntária no município.


Nós então temos o dever de, como cidadãos, promover cidadania por meio da reciclagem e o manejo adequado do descarte dos resíduos. Por isso, aqui vão algumas dicas de como reciclar em casa:

· Embalagens plásticas que contêm líquidos ou alimentos precisam ser lavadas e colocadas no lixo reciclável sem tampa.

· Vidros precisam estar lavados.

· Peças quebradas também podem ser enviadas, mas devem ser separados em caixa de papelão ou envoltos em jornal e devidamente sinalizados

· Metais, como latas de alumínio, se possível devem ser prensados.

· Caixas de papelão devem ser desmontadas.

· Papeis não metalizados precisam estar secos.

· Resíduos orgânicos, papeis engordurados ou sujos e embalagens plásticas metalizadas não são recicláveis.


Para mais informações sobre quando a coleta seletiva ocorre em sua região, ou apenas interesse acerca de como contribuir com o descarte consciente dos resíduos, aqui fica uma recomendação de vídeo, assim como o site da Solurb:


Vídeo:


Solurb:

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page