top of page
  • Foto do escritorVozes Cidadãs

Símbolos regionais

Dia 18 de setembro é comemorado o dia dos símbolos nacionais. Mas, você conhece os símbolos importantes para a cultura sul-mato-grossense? Quer conhecer?



Tereré:

Tereré é uma bebida feita com a infusão da erva-mate em água fria com ervas medicinais tais como limão, hortelã, erva-cidreira, cocú, salsaparrilha, pé-de-cabra, rabo de cavalo, taropé, verbena, entre outros. Tem suas raízes na América pré-colombiana, que se consolidou como tradicional na Governação do Paraguai (Vice-Reino do Peru). Em 2020, o tereré foi declarado pela UNESCO como Património Cultural Imaterial da Humanidade.


2. Sobá

O prato típico de Campo Grande é o Sobá, O sobá de Campo Grande sofreu adaptações a partir da receita original trazida pelos imigrantes japoneses e adquiriu o status de bem cultural de natureza imaterial, por meio do Decreto Municipal N° 9.685, de 18 de julho de 2006, e foi tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).


3. Artesanato indígena

O artesanato da região contempla peças feitas em cerâmicas, cestarias, argila, dentre outros. A qualidade do artesanato é excelente e a variedade de estilos impressiona. Nos municípios que compõem a região existem diversas associações e grupos familiares que produzem o artesanato, alguns com certificado de origem emitido por entidades competentes. O artesanato indígena também se apresenta na região principalmente por duas etnias, a Kadiwéu e a Terena.


4. Araras

O reconhecimento é tanto que uma lei, a nº 6.567, instituiu o município como Capital das Araras e o dia 22 de setembro como o Dia Municipal de Proteção das Araras. Mais especificamente, a arara Canindé é um dos símbolos regionais. a arara Canindé foi eleita como novo símbolo cultural de Campo Grande em votação.




5. Viola de Cocho

Viola de Cocho é um instrumento musical de cordas dedilhadas, variante regional da viola brasileira, comum nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, no centro-oeste brasileiro. Recebe este nome por ser confeccionada em tronco de madeira inteiriço, esculpido no formato de uma viola e escavado na parte que corresponde à caixa de ressonância. Esse instrumento é feito da mesma maneira como se faz um cocho, objeto lavrado em um tronco maciço de árvore usado para colocar alimentos para animais na zona rural. Nesse "cocho" é afixado um tampo e as partes que caracterizam o instrumento, como o cavalete, o espelho, o rastilho e as cravelhas. A viola-de-cocho foi reconhecida como patrimônio nacional, registrada no livro dos saberes do patrimônio imaterial brasileiro em dezembro de 2004

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page