top of page
  • Breno Bottino

O Suicídio em Campo Grande

O Setembro Amarelo é uma Campanha organizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria, sendo dia 10 de setembro o Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio. Esta é uma ação que visa levar à discussão informações importantes sobre saúde mental a fim de reduzir urgentemente as taxas de suicídio na população brasileira.


Consoante o Boletim Epdemiológico realizado pelo Ministério da Saúde em 2021, a mortalidade por suicídio no Brasil aumentou 43% entre 2010 e 2019, totalizando 112.230 vidas perdidas para esta emergência psiquiátrica. Não obstante, o Brasil é o país com maior número de pessoas diagnosticadas com ansiedade, com 20 milhões de afetados, e o 5° país com maior número de pessoas diagnosticadas com depressão no mundo, com 12 milhões de acometidos. Ainda, é notório que a pandemia devido o Covid-19 piorou ainda mais essa situação: pesquisas realizadas pelo IPSOS demonstram que 53% dos brasileiros declaram que seu bem-estar piorou após o COVID-19.


Em uma escala regional, o Centro-Oeste é a segunda região do país com maior elevação de taxas de suicídio entre 2010 e 2019, totalizando aumento de 34% entre os anos. Campo Grande, capital do Estado de Mato Grosso do Sul, aparece como a quarta capital brasileira com mais casos de depressão, segundo a pesquisa Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), em 2021.


O Ministério da Saúde traz dados atualizados sobre a epidemiologia dos casos de suicídio em todo o país. Visto isso, dando enfoque na região Centro-Oeste, todas as faixas etárias são acometidas por casos de suicídio, tendo maior prevalência entre 15 a mais de 60 anos. Em Mato Grosso do Sul, Para cada pessoa que se suicida, outras 20 tentaram se matar. A média é de uma tentativa a cada dois segundos.


As causas para estes dados alarmantes são vários: a discussão da etiologia do suicídio é multifatorial. Desde condições intrínsecas, como a condição genética predisponente, até fatores ambientais extrínsecos, representados pela exposição a eventos estressantes, abuso de substâncias ilícitas e depressão , a discussão sobre este tema precisa levar em conta a questão sócio-cultural e demográfica da Região Centro-Oeste.


Por se tratar de Estados que se localizam em fronteiras a outros países da América do Sul, o tráfico e uso de drogas ilícitas é realidade nos estados do Centro-Oeste. Hoje se sabe que o abuso de substâncias tem relação integral com desenvolvimento de transtornos mentais e seus agravamentos, e, por isso, deve ser evitado.


A depressão é um transtorno de humor considerado carro-chefe das tentativas de suicídio e principal causa para esta emergência psiquiátrica. Os sintomas da depressão contam com humor deprimido, anedonia (desprazer em atividades antes prazerosas), pensamentos de morte, desvalia e alterações no sono, apetite e libido. Assim, pacientes diagnosticados com depressão precisam de acompanhamento médico para controle e tratamento adequado a fim de reestabelecer o bem-estar psíquico, além de afastar do principal risco da depressão: o suicídio.


A Campanha Setembro Amarelo contribui para o exercício pleno do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável n°3, Saúde e Bem Estar a Todos e Todas. Mais precisamente, cumpre com a Meta n° 3.4.2, que retrata a necessidade de redução de taxas de suicídio. Esta Ação age na conscientização e Prevenção do Suicídio com disseminação de informações importantes sobre o manejo, além de aumentar a visibilidade sobre este tema enraigado de estigmas e tabus. É preciso discutir para educar, ensinar e evitar esta emergência psiquiátrica!


O Programa Cidadania Viva atuará nesta campanha por meio do Pilar Vozes Cidadãs, com a elaboração de conteúdos digitais acerca de temas de saúde mental neste mês de Setembro Amarelo. Também, será de suma importância a participação juntamente com a população campo-grandense nas Rodas De Conversa propostas pelo Pilar Prosa Cidadã, compartilhando experiências. Portanto, desta maneira, o Programa age capacitando jovens para o exercício pleno da Cidadania e contribuindo para a democratização da informação no Estado de Mato grosso do Sul!



13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page