top of page
  • Foto do escritorVozes Cidadãs

PUNK É CIDADANIA!


Quando pensamos em subversão em um movimento logo temos o Punk em nossa mente, esse estilo musical criado na década de 70, em Nova York, que teve como intenção se opor ao rock progressivo e ser um refúgio para todos os que se sentiam excluídos e buscavam músicas de temas menos pretensiosos e que falasse das experiências cotidianas de modo crítico e direto, sendo assim os problemas econômicos e sociais serviram de base de sustentação para que o punk assumisse uma vertente bem mais crítica e agressiva. Algumas das bandas mais famosas foram Sex Pistols, The Clash, The Damned, The Stranglers, Siouxsie & The Banshees, Generation X, Billy Idol.

Para além de um estilo musical de riffs agressivos e vocal recheado de euforia, o punk também é muito conhecido pela vestimenta dos seus seguidores e seus ideais mais anarquistas, buscando uma sociedade mais igualitária. Alguns seguidores queriam apenas música, outros se tornaram verdadeiros militantes em busca do sonho do mundo solidário e livre exploração econômica. Sendo assim, o punk quebrou as caixinhas do estilo musical e se tornou um estilo de vida.

A cultura se expandiu tanto que foram criados subgêneros, como o Straight edge, que defende a total e perene abstinência em relação a entorpecentes, e o Anarcho Punk, que promove políticas anarquistas. Apesar dessa fama de quem não se importa com nada, o punk não pode servir de substância, justificativa de atitudes problemáticas e por vezes criminosas, as atitudes misóginas e homofóbicas não devem aparecer nesse cenário, sempre dando vez para que feministas, LGBTQIA+, veganos, etc. tenham seu espaço no movimento.

O Brasil na década de 70 vivia a ditadura, então o punk foi muito bem recebido pela sociedade jovem que estava com sede de liberdade, e assim que aterrissou em São Paulo logo se espalhou para outros estados, levantando a bandeira do mundo justo e da rebeldia. Algumas bandas nacionais que se destacaram foram AI-5, Condutores de Cadáver, Cólera, As Mercenárias, Ratos de Porão, Olho Seco, Garotos Podres e Inocentes.

O punk é liberdade, é romper com as barreiras impostas pela sociedade, é política, é ser quem você é sem ter medo, é lutar pela sociedade igualitária, pela liberdade de todos…o punk é cidadania!


Produção: Thaynara Belmonte


10 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Isa Barbosa
Isa Barbosa
Jun 04, 2023

Parabéns pela iniciativa! 👏🏻👏🏻🤘🏻🤘🏻😎😎

Like
bottom of page