top of page
  • Foto do escritorVozes Cidadãs

O que é o G20 e por quê ele vem ao Brasil?


Nas últimas semanas, correu a notícia de que o Rio de Janeiro será sede do encontro do grupo G20 no ano que vem. Mas poucos sabem a importância desse grupo e a relevância que o Brasil ganha ao sediar tamanho evento de escala mundial. Portanto, qual seria a importância desse grupo e o que a vinda dele ao Brasil representa?

O G20 foi fundado em 1999, depois do período da crise financeira asiática, com o objetivo de discussão das questões econômicas e financeiras do globo. A princípio, era um grupo formado por Ministros de Finanças e Governadores dos Bancos Centrais, mas, em 2008, o G20 ganhou outro caráter. Ao ser elevado ao nível dos chefes de Estado, a cúpula se tornou fórum principal para a cooperação econômica em níveis internacionais – não descartando a discussão de outras pautas. Afinal, tudo que acontece dentro de um país influencia em sua economia.

Desde que o G20 ganhou essa dimensão, há reuniões anuais e um presidente rotativo de um dos países membros (Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, França, Alemanha, Índia, Indonésia, Itália, Japão, República da Coreia, México, Rússia, Arábia Saudita, África do Sul, Turquia, Reino Unido e EUA) e a União Europeia. Juntos, esses países representam 85% do PIB mundial e 75% do comércio internacional.

Não fica difícil perceber a importância dessa cúpula e o Brasil esteve presente nos últimos anos, mas pouco se comprometendo com pautas sobre o desenvolvimento sustentável, saúde, agricultura, energia, mudanças climáticas e demais feitos que impactam na renda estatal desses países. Além disso, as políticas adotadas pelo Brasil nos últimos 6 anos não dialogam com esses assuntos transversais a economia. Com a mudança da política nacional e uma abordagem mais aberta a essas temáticas, o Brasil reintegra essa cúpula tão importante para o futuro do globo e das relações internacionais.

O país ser sede desse encontro é o restaurar as políticas de parceria com os demais países do mundo, além de ser um marco político e histórico importante para as relações exteriores brasileiras. Este ano também marca a presidência do G20 por um representante brasileiro, é realmente um momento de repavimentação da participação brasileira frente ao cenário global já que, para assumir a presidência, é necessária uma agenda econômica com recursos para o desenvolvimento sustentável.

O encontro da cúpula do G20 em 2024 contará com a presença dos 20 membros e mais 10 países convidados, como os integrantes do Mercosul, e deve contar com uma nova roupagem da política internacional brasileira para com o mundo. Dessa forma, os objetivos de desenvolvimento sustentável e global podem ser alcançados de forma mais harmoniosa e com a predisposição dos Estados, este plano tem muito a prosperar.


Produção: Mariana Lopes


Fontes:

Site do G20 https://www.g20.org/pt/. Acesso em 16/05/2023.


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page