top of page
  • Joice Carvalho

O descarte incorreto de medicamentos


Para começarmos, já parou para pensar se descarta os remédios que tem em casa de forma correta. Primeiramente, não jogue em lixos comuns, pias e vasos sanitários. Para esse descarte correto existem pontos de coletas como; farmácias, drogarias, postos de saúde e hospitais.

Seguindo esse pensamento, estudos apontam que aproximadamente 70 % da população brasileira não sabe como e aonde descartar os medicamentos vencidos. De acordo com a pesquisa da Fiocruz, 7 a 10 pessoas jogam fora em lixos comuns.

Outra informações importantes a serem ditas é que a maioria da população possui farmácia caseira, a verificação da validade ocorre no momento do uso ou nem acontece e o armazenamento acontece bastante na cozinha ou quarto. Logo é um fator de alerta, pois pode sofrer alteração da formula farmacêutica, o tornando inadequado para usos.

Além disso, acontece muito uso irracional de medicamentos, ausência de venda fracionada, distribuição de amostra grátis por laboratórios e também várias promoções de remédios em farmácias. Assim, fomentando para o consumo desnecessário e tratamento terapêutico inadequado. Desse modo, causa um aumento do descarte inadequado.

Consequentemente esse assunto todo trás riscos a saúde e ao meio ambiente. Logo, são vários entre eles estão : riscos ao meio ambiente voltado a contaminação dos rios e solo, tendo impacto direto na fisiologia dos microorganismos; Riscos aos animais que causam alterações na fisiologia de espécies de animais, exemplo a feminização dos peixes; e Riscos à saúde humana que gera agravamentos das doenças infecciosas, pela alta resistência a antibióticos.

Para a redução de danos, além de descartar em local apropriado deve se buscar uma logística reversa, fracionamento na distribuição de medicamentos e também campanhas de educação ambiental tanto para profissionais de saúde, quanto para população leiga.

Assim, relacionando o tema com a agenda 2030 da ONU e os 17 ODS, está intrinsecamente ligado aos ODS 4 - Educação de qualidade, 11 - Cidades e comunidades sustentáveis, 12 – Consumo e produção e consumo sustentáveis, 14 – Vida na água e 15- Vida terrestre.



Produção: Joice Carvalho


Referencias

CARVALHO, Matheus. Descarte irregular de medicamentos causa impactos à saúde e ao meio ambiente. Secretaria de Estado de Saúde. Disponível em: <https://www.saude.mg.gov.br/cer/story/9819-descarte-irregular-de-medicamentos-causa-impactos-a-saude-e-ao-meio-ambiente#:~:text=Segundo%20os%20dados%20%20levantados%20em,comprometendo%20a%20qualidade%20do%20solo>. Acesso em: 23 de abril de 2023.

Falqueto Elda, Kligerman Débora Cynamon, Assumpção Rafaela Facchetti. Como realizar o correto descarte de resíduos de medicamentos?. Ciência & Saúde Coletiva [Internet]. 2010 Oct 25 [cited 2023 Apr 25]. DOI https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000800034. Available from: https://www.scielo.br/j/csc/a/Fv3Bhfpy6KZMWvXJSnr9KTk/?lang=pt


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page