top of page
  • Julia Carvalho

MOVIMENTO ESCOTEIRO & CIDADANIA

O Movimento Escoteiro tem um importantíssimo papel da comunicação na educação para a Cidadania. A inclusão de pessoas, em sua grande maioria jovens, em iniciativas de comunicação comunitária se apresenta como uma forma de educação informal em relação à cidadania. Este movimento, enquanto organização com essência fundamentalmente educativa, agrega à sua finalidade o desenvolvimento integral de jovens, com o fim de que estes virem cidadãos plenos e com autonomia.


Como um movimento educacional não formal, o Movimento Escoteiro entende que não é individual a responsabilidade do avanço integral dos indivíduos. Entende que este é um processo que dura a vida toda e que é constituído por outras instituições que contribuem para este fim. Sendo assim, aspira complementar a educação proporcionada por estes outros meios e instituições e se posiciona como um movimento de educação não formal, que é a atividade estruturada, fora do sistema formal estabelecido, que está destinada a servir a uma determinada clientela de aprendizagem, com objetivos educativos indicados.


PILARES ESCOTEIROS

  • Vida em equipe

  • Atividades progressistas

  • Aprender fazendo

  • Lei e promessa escoteira

  • Desenvolvimento pessoal

Cada um dos elementos citados acima, tem uma função educacional, são destinados a contribuir para a formação educacional de uma maneira específica e cada pilar complementa o impacto dos outros, desta maneira, todos são necessários.



MOVIMENTO ESCOTEIRO

& CIDADANIA


No Brasil, a aplicação do Método Escoteiro é norteada pelo “Programa de Jovens”, que é o documento que estabelece em cenários concretos os objetivos expressos no projeto educacional e traça uma teia de objetivos intermediários que conectam cada faixa etária aos objetivos esperados . em cada área de desenvolvimento (intelectual, físico, social, espiritual, emocional e de caráter) do estágio em que o jovem se encontra.

Isso é para levar em consideração os objetivos de cada estágio jovens naquele momento para planejar atividades por etapas, pois embora o jovem seja responsável pelo seu próprio desenvolvimento, isso implica o apoio de um voluntário adulto (escoteiro) que organiza as atividades nas reuniões semanais para estimular o autodesenvolvimento que permite ao jovem o pleno conhecimento de os fatos navega e toma decisões consiste em criar um ambiente propício ao desenvolvimento do indivíduo.

Finalizando, abrange a organização do Movimento Escoteiro, seus princípios, valores, valores e métodos, pode-se dizer que este é um movimento que traz sua essência aos princípios da educação para a cidadania. Ainda que não assim descritos e definidos, em vários momentos do discurso dos documentos vistos encontramos elementos de educação cívica.





11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page