Mitos e verdades da toxoplasmose
- Vozes Cidadãs
- 4 de ago. de 2023
- 1 min de leitura
Conheça os mitos acerca da conhecida doença Toxoplasmose, popularmente chamada de doença dos gatos.

O seu agente etiológico é o Toxoplasma gondii, que tem como principal hospedeiro os felídeos. Pois, é apenas neles que conseguem realizar sua reprodução sexuada, a fim de perpetuar sua espécie com sucesso. Eliminando os oocistos do parasita nas fezes desses animais, contaminando a areia ou solo.
Além disso, a infeção pode acontecer por meio dos hospedeiros intermediários, como os bovinos que comeram o pasto que estava contaminado . Também pode ocorrer de forma mecânica, pelas moscas que pousam nas fezes com oocistos e após isso entram em contato com saladas, frutas que serão consumidas.
As formas de transmissão estão cercadas de mitos, como exemplo: comer ovos de galinha e contágio através do contato com o gato doméstico. Entretanto, sabe-se que sua transmissão principal ocorre de forma oral por meio carnes cruas, mal passadas, água, frutas e verduras.
A principal forma de infecção é pela ingestão dos oocistos nas fezes dos felideos , então os parques de areia, praias, playgrounds, estão entre os lugares em que uma criança pode se contaminar, pelo simples fator de colocar a mão que estava na areia contaminada e levar até a boca sem a devida higienização.
Em grande maioria as pessoas infectadas são assintomáticas e quando manifestado os sintomas eles são bem parecidos com doenças virais. Porém, se a pessoa não estiver com sua imunidade completamente saudável pode ocorrer complicações nos sintomas.
A prevenção está voltada aos hábitos de higiene pessoal, lavagem correta dos alimentos, a eliminação correta das fezes dos gatos e saneamento básico.
Texto: João Victor Moraes
Comments