INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
- Letícia Batista Rocha
- 26 de set. de 2023
- 2 min de leitura

Um dos principais temas discutidos atualmente é a Inteligência Artificial (IA), mas muitas pessoas, ao ouvirem sobre o assunto, podem pensar: "As máquinas vão dominar o mundo". Essa é uma reação compreensível, uma vez que, desde os anos 90, crescemos assistindo a filmes como "O Exterminador do Futuro", nos quais as máquinas se voltam contra a humanidade. No entanto, essa percepção não é exatamente precisa.
De fato, a tecnologia tem avançado rapidamente nos últimos anos, mas ainda não chegamos ao ponto de desenvolver máquinas totalmente independentes dos humanos cujo principal objetivo seja dominar a humanidade. Pelo contrário, a IA tem se mostrado uma ferramenta extremamente importante em diversas áreas da sociedade.
Então, se as máquinas não são ameaças mortais, o que elas são?
Em termos simples, a Inteligência Artificial é uma ferramenta que combina tecnologia com inteligência humana. Desde a sua criação, o objetivo principal da IA tem sido criar sistemas autônomos e eficientes na resolução de problemas, desde os mais simples até os mais complexos. Inclusive, uma subárea importante da IA, conhecida como Aprendizado de Máquina (Machine Learning), trabalha com o desenvolvimento de algoritmos que permitem que as máquinas aprendam com um conjunto de dados.
Gostaria de um exemplo?
Para simplificar, o Chat GPT é uma plataforma que pode interagir com os usuários e responder às suas solicitações de forma precisa. Ele faz isso usando exemplos de interações humanas e um vasto banco de dados. Além disso, essa tecnologia é baseada em um algoritmo que utiliza camadas de redes neurais, um conceito da Aprendizagem Profunda (Deep Learning).
Com esse exemplo, fica claro que a Inteligência Artificial não é um monstro de sete cabeças como muitos imaginam. Pelo contrário, pode ser usada de maneira construtiva para promover o desenvolvimento da sociedade, desde que seja aplicada de forma adequada.
E não, as máquinas não estão perto de criar uma guerra contra a humanidade, igual em “O Exterminador do Futuro”, tendo em vista que ainda falta muito estudo e tecnologia para que uma I.A. torna-se autoconsciente. Ufa.
댓글