top of page
  • Idayane Jacques

Diversidade e Direitos: você já parou para pensar o que seriam esses dois conceitos unidos?

No senso comum é possível definir a diversidade como um grupo de diferenças e semelhanças que define pessoas, as tornando únicas de acordo com sua etnia, gênero, orientação sexual, deficiência, religião ou nacionalidade.

Tornar o ambiente diverso é uma tarefa complicada quando aplicada no contexto social, pois existem estruturas sociais que impedem ou dificultam determinados indivíduos a terem acessos a certos espaços, seja pela história de opressão a um grupo, que foram marginalizados para determinados espaços físicos e simbólicos, ou por preconceitos da sociedade.

Pensar na diversidade como Direito é transcender os limites da intolerância, construir relações de afeto, desenvolver sociedades mais compreensivas e inclusivas, menos xenófobas, homofóbicas, racistas, machistas e abrindo espaços para o aprofundamento do fortalecimento da democracia. O escritor, professor e filósofo Mario Sérgio Cortella, no seu novo livro "A DIVERSIDADE- APRENDENDO A SER HUMANO" defende a diversidade não só pela ética, mas que é ela amplia nossa forma de pensar, sentir e ver o mundo. Cortella, aborda as classes mais oprimidas da nossa sociedade, dentro de um contexto de crise atual.

"O Brasil é um dos países com a maior diversidade cultural, natural, geográfica e biológica do mundo. Reúne pessoas de todos os tipos, origens, gêneros, sotaques e religiões. Há, no entanto, quem veja essa pluralidade não como fonte de riqueza, mas como razão para criar barreiras." do livro "A Diversidade Aprendendo A Ser Humano"

Produzido: Idayane Jacques Costa

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page