top of page
  • Foto do escritorVozes Cidadãs

Dia de Conscientização sobre a Necessidade de Vacina contra o HIV/Aids


O dia 18 de maio é comemorado todos os anos como o Dia da Conscientização sobre a Vacina contra o HIV/Aids, sua finalidade é reconhecer e agradecer a todos os voluntários dedicados, membros da comunidade, profissionais de saúde e cientistas que trabalham juntos para desenvolver uma vacina para prevenir o HIV. É também um dia de conscientização sobre a importância da pesquisa de vacinas seguras e eficazes como a chave para acabar com o HIV/ Aids.

A data também serve para acompanhar a progressão e para embasar o desenvolvimento de novas vacinas, assim como ocorreu com a vacina para a COVID-19.

Segundo Indicadores e Dados Básicos do HIV/AIDS nos Municípios Brasileiros do Governo Federal, em 2022, foram 15.412 novas notificações do caso, cerca de 16,5 por 100.00 habitantes. As notificações tem diminuído gradualmente devido ao acesso aos medicamentos antirretrovirais, que ajudam as pessoas viverem com o HIV e a terem uma vida saudável.

No entanto, é importante ressaltar que ainda não existe uma vacina amplamente disponível para o HIV/Aids. O Programa Conjuntok das Nações Unidas sobre HIV/Aids (UNAIDS) acredita que, aumentando o investimento, diversificando o financiamento e atraindo os melhores cientistas do mundo, uma vacina para o HIV/Aids pode se tornar realidade.

O programa da ONU tem mostrado resultados promissores em modelos animais, com a realização de quatro grandes testes em andamento. Além disso, têm sido descobertos anticorpos neutralizantes cada vez mais potentes, e um dia prevenir a infecção com uma única injeção por ano.

Vacinas seguras e eficazes têm o potencial de mudar o mundo. Algumas infecções que antes eram comuns causaram a morte de milhões de pessoas e deixaram inúmeras com deficiências, mas atualmente essas doenças se tornaram raras devido às vacinas. Assim, a luta pelo fim do HIV/AIDS busca alcançar o mesmo destino, com a esperança de que a disponibilidade de uma vacina contribua para controlar e, eventualmente, eliminá-la.


Produção: Sara Borges


7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page