top of page
  • Foto do escritorVozes Cidadãs

Agosto Lilás

No Agosto Lilás, a pauta abordada é o enfrentamento à violência familiar e doméstica contra a mulher. Durante o mês, acontecem diversas atividades, como palestras, campanhas educativas, eventos culturais, que buscam conscientizar a população sobre os tipos de violência contra a mulher e as formas de denúncia.

Hoje, iremos indicar algumas produções cinematográficas que abordam a questão da violência doméstica contra a mulher.


· Eu, Tonya (2017)

“Eu, Tonya” é uma cinebiografia que conta a história da patinadora artística Tonya Harding. O filme retrata a dura infância e adolescência e sua incansável excelência no esporte.

O filme aborda pautas como violência doméstica, pressão da mídia e rivalidade na patinação artística. Tendo o papel principal interpretado pela incrível atriz Margot Robbie, o filme mostra uma visão fascinante e complexa da vida conturbada da patinadora.

· Dormindo com o inimigo (1991)

“Dormindo com o inimigo” é um filme dirigido por Joseph Ruben em 1991, que aborda a violência doméstica contra a mulher.

O filme trás os atores Julia Roberts e Patrick Bergin interpretando Laura e Martin, que aparentam ter um casamento perfeito. Porém, Martin é um homem obsessivo e controlador, que submete Laura a um ciclo de violência física e psicológica, fazendo com que a mesma viva uma vida de terror e abuso. A protagonista acaba por simular sua própria morte, lutando por sua sobrevivência.

· Bom dia, Verônica (2020)


”Bom dia, Verônica” é uma série brasileira de suspense e drama policial, lançada em 2020 e se encontra disponível na Netflix. A trama acompanha a história de Verônica Torres, uma escrivã da polícia civil que se envolve em uma investigação para ajudar vítimas de crimes violentos. A série aborda temas como violência contra a mulher, serial killers e corrupção policial.

A série conta com a atuação de Tainá Muller e, até o momento, possui duas temporadas.

· A cor púrpura (1985)


A cor púrpura é um drama norte-americano que retrata a discriminação racial, o machismo e a violência doméstica que assolavam a sociedade no início do século XX. O filme conta a história de Celie Johnson, uma mulher afro-americana que enfrenta adversidades ao longo da vida. Celie é casada com um homem abusivo, sofre com a separação de sua irmã e é obrigada a lidar com um ambiente hostil, onde sua voz e sua identidade são constantemente silenciadas.

Esse filme é dirigido por Steven Spielberg, baseado no livro de romance de mesmo nome de Alice Walker.


Produção: Monique Oliveira

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page