A importância da saúde mental no trabalho e síndrome de Burnout
- Vozes Cidadãs
- 26 de jun. de 2023
- 2 min de leitura

O que é a saúde mental?
É a capacidade de alcance de um bem-estar cognitivo, comportamental e emocional, no qual o individuo é capaz de usar as próprias habilidades, recuperar-se do estresse rotineiro.
Sofrimento mental no trabalho
Uma pesquisa realizada pelo instituto britânico de saúde mental Mind, revela que 90% das pessoas que ficaram longe do trabalho devido ao estresse não o citaram como razão de sua ausência. A pesquisa ainda aponta que a maioria dos profissionais que contaram sobre seus problemas mentais para seus empregadores foram discriminados ou, até mesmo, dispensados.
Alguns fatores:
Cobranças excessivas
Demissões inesperadas em período de crise
Carga horária exagerada
Baixos salários com renumerações incoerentes com o mínimo necessário para sobreviver
Ambientes insalubres que podem abrir margem para ocorrência de acidentes
Pressões constantes por metas e produtividade
Esses fatores podem afetar as representações do sujeito sobre si mesmo. e podem provocar:
Estresse
Ansiedade
Depressão
Síndrome de Burnout
Mudança de humor
Isolamento social
Irritabilidade
Choro frequente

SINDROME DE BURNOUT
Sindrome de Burnout (Sindrome de esgotamento profissional) como o próprio nome diz é um estado físico, emocional e mental de exaustão extrema, resultado do acumulo excessivo em situações de trabalho que são emocionalmente exigentes e estressantes que demandam muita competividade ou responsabilidade.
Principais Sinais e Sintomas
Os principais sintomas são nervosismo, sofrimentos psicológicos e problemas físicos, como dor de barriga, cansaço excessivo e tonturas.
Como Prevenir
A melhor forma de prevenir a síndrome de burnout são estratégias que diminuam estresse e a pressão no trabalho. Condutas saudáveis evitam o desenvolvimento da doença. Assim como ajudam a tratar sinais e sintomas logo no inicio
Como evitar sofrimento mental no trabalho
· Promover uma comunicação aberta entre os funcionários
· Demonstrar apreço e reconhecimento em cada trabalho realizado
· Investir em relações de imparcialidade, confiança e respeito mutuo nas organizações
· Buscar ajuda psicológica com psicólogos
Essas ações podem construir contextos que priorizam a saúde em detrimento do sofrimento mental. A OMS (2013) incentiva que, para produzir a saúde em ambientes organizacionais, no sentido de lidar com os fatores de riscos, é importante que seja dada ênfase aos aspectos positivos do trabalho e sejam reforçadas as melhores características do trabalhador, em termos de habilidade. Por fim, é sugerido que cada empregado seja considerado de forma individual e singular, tanto na atividade quanto no suprimento de suas necessidades e é sugerido que seja dado apoio psicológico para os funcionários e ajudar em suas necessidades.
Produção: Laryssa
Comentários